sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MEC vai suspender 50 mil vagas em cursos superiores que estão abaixo da média

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou na tarde de ontem que 50 mil vagas em cursos superiores serão suspensas em diversas instituições do país por apresentarem nota abaixo de 3, no Índice Geral de Cursos (IGC) que avalia a qualidade dos cursos de graduação.Ao todo, 683 de um total de 2.176 instituições que foram analisadas tiveram nota entre 1 e 2, não cumprindo os requisitos estipulados pelo Inep de perfil do corpo docente, infraestrutura da faculdade e do projeto político pedagógico. A escala vai de 1 a 5.
Os maiores problemas, segundo Haddad, foram encontrados em cursos de enfermagem, contábeis e administração. Das instituições com problemas de qualidade, 300 passarão por supervisão a partir de agora.
O IGC varia de 1 a 5, sendo que os conceitos 1 e 2 são considerados insuficientes. As universidades que recebem essas notas são notificadas pela pasta e, caso não melhorem o desempenho nas avaliações seguintes, podem ser alvo de sanção, como a redução no número de vagas. A Universidade Federal do Acre (Ufac) obteve nota 3, um ponto apenas acima das instituições consideradas insatisfatórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário