quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Absurdo: acreanos sofrerão aumento de 11,72% na conta de luz

Em nota, a Agência informa que o novo aumento na conta de energia será incorporado ainda nesta quarta-feira (30).
Ângela Rodrigues, da Agência ContilNet
Novo aumento será repassado aos consumidores acrianos dos 22 municípios
Novo aumento será repassado aos consumidores acrianos dos 22 municípios

Consumidores acrianos além de sofrerem como as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica oferecido pela Eletrobrás/Acre, agora terão que engolir o novo aumento concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A decisão foi anunciada nesta terça-feira (29).

O novo reajuste na tarifa de energia elétrica domiciliar é de 11,72%, que deverá ser repassado aos consumidores acrianos dos 22 municípios.

Outro ponto bastante interessante na decisão foi a rapidez da Aneel. Em nota, a Agência informa que o novo aumento na conta de energia será incorporado, a partir desta quarta-feira (30).

Os usuários do setor industrial também sofrerão um aumento de 14,34% . Essa tarifa é aplicada somente aos que possuem o serviço de alta tensão, como empresas de grande porte instaladas no Estado.

O aumento concedido pela Aneel beneficiou a antiga Eletroacre (Companhia de Eletricidade do Acre), hoje Eletrobrás/Acre e a Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron).


Cálculos

Os percentuais aprovados refletem a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para medir a inflação no período, o aumento do custo de encargos no setor elétrico e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia.

Segundo a Aneel, para calcular os índices, também é considerada a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência, sendo que no cálculo são incluídos custos gerenciáveis e custos de energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Com informações do site da Aneel

Nenhum comentário:

Postar um comentário