quarta-feira, 19 de outubro de 2011

“Tapas e beijos”

Perpétua: "Se a idéia do PT era espatifar a FPA, acho que conseguiu"
“Tapas e beijos” entre PT e PC do B revela frágil unidade da Frente Popular
Luciano Tavares, para Agência ContilNet
Deputada Perpétua Almeida: Comentários de lamentações sobre a FPA/Foto:Divulgação
Deputada Perpétua Almeida: Comentários de lamentações sobre a FPA/Foto:Divulgação

O PT e o PC do B vivem entre ‘tapas e beijos’, e a nota da Frente Popular divulgada na sexta-feira, 14, tendo como pivô principal certas insatisfações do Partidos dos Trabalhadores tem azedado a relação entre companheiros e camaradas, e isso não se trata de novidade.

O PT divulgou duas notas sobre a unidade da Frente Popular excluindo o PV e PC do B. Na segunda, os partidos são incluídos no rodapé da nota, depois de uma agitada reunião de quinze minutos entre petistas, verdistas e comunistas.

A exclusão dos verdes ocorre talvez porque há alguns dias a direção do PV não gostou nem um pouco do que fez o Partido dos Trabalhadores ao incluir a assinatura do PV no compromisso de unidade da FPA sem consultar a sigla.
Dessa vez o PT fez o mesmo, só que ao contrário, excluiu sem avisar.

Entretanto, a exclusão do ‘inseparável’ PC do B estremeceu o bloco governista e os irmãos ‘siameses’ podem estar a beira de uma separação, mesmo com o PT reavendo suas colocações precipitadas.

Pelo Twitter a deputada federal Perpétua Almeida, pré-candidata a prefeitura de Rio Branco pelo PC do B, mostrou-se chateada com a nota petista ao escrever: “Tô no avião em Porto Velho. Vejo nota do PT na imprensa. Se a idéia do PT era espatifar a Frente Popular, acho que conseguiu. Um desrespeito aos aliados”.

A comunista é tida pela maioria dos críticos da política como o mais forte nome à disposição da Frente Popular para prefeitura de Rio Branco, mas os cardeais petistas teimam em manter a posição de que é o PT sob, o comando de Tião Viana e Raimundo Angelim, quem vai indicar o nome.

É o que diz o penúltimo parágrafo das duas notas: “Nesse sentimento de unidade e responsabilidade política, reconhecemos no governador Tião Viana e no prefeito Raimundo Angelim lideranças legítimas e capazes de conduzir o debate na FPA para a escolha do melhor candidato a ser apresentado para o povo de Rio Branco, e por isso os constituímos coordenadores deste processo”.

A reedição da nota com os acréscimos de PV e PC do B não aumentam ou diminuem a empolgação de Perpétua Almeida, que continua pré-candidata. A parlamentar costura alianças internas com os partidos e já manteve contanto com o PDT, e nos bastidores comenta-se que a comunista busca o apoio do PSDC.

Até da oposição a deputada pode ter apoio. É o que se vê nas declarações da amiga Antônia Sales (PMDB), que afirmou: “Ela é minha segunda opção”.

A segunda nota da FPA tem um parágrafo a menos e não há explicações que motivem a exclusão de PV e PC do B.

“A gente espera que isso não se repita”, disse o Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Moisés Diniz (PC do B) que acrescenta: “Antigamente os candidatos da Frente eram escolhidos na porrinha, o momento hoje é outro, e muita gente quer disputar cargos”.

O jornalista e blogueiro Altino Machado, também destacou em seu blog a “Torre de Babel” em que se tornou a FPA com o título “A chapa tá quente”.


PRIMEIRA NOTA DO PT SEM PC do B e PV

Desde o seu início, a Frente Popular do Acre trouxe como marca principal a unidade na construção de uma política comprometida com os anseios e sonhos da população do Estado.

Essa unidade permitiu transformar sonhos em realidade, superar obstáculos, romper barreira e construir esperanças a partir de políticas públicas

Agora, nos preparamos para um novo processo eleitoral que irá definir os prefeitos e vereadores dos nossos municípios. Como sempre fizemos, iniciamos debates para preservarmos o patrimônio que nos unifica intocado.

A Frente Popular do Acre tem a marca da democracia e da amplitude. Por isso, conseguiu construir um capital político que lhe legitima para estar no quarto mandato à frente do Governo do Estado, a dois na prefeitura de Rio Branco e na maioria dos municípios e segue avançando com profundas transformações na vida do nosso povo.

Nesse sentimento de unidade e responsabilidade política, reconhecemos no governador Tião Viana e no prefeito Raimundo Angelim lideranças legítimas e capazes de conduzir o debate na FPA para a escolha do melhor candidato a ser apresentado para o povo de Rio Branco, e por isso os constituímos coordenadores deste processo.

Reconhecemos também que o Partido dos Trabalhadores tem legitimidade e história política para reivindicar a candidatura a prefeito pela Frente Popular. E, sobretudo, acreditamos que o PT fará seu debate interno de forma responsável e apresentará seu melhor nome para a disputa eleitoral de 2012. Confiamos também que o PCdoB e o PV, históricos aliados de primeira hora e importantes construtores desse processo, reflitam e sigam sempre com a frente.

PRP, PSDC, PTN, PSB, PDT, PR, PTB, PRB e PT


SEGUNDA NOTA DA FPA COM PV E PC DO B
"Refletindo nossa trajetória histórica de união e tendo o diálogo como método de convivência, nós, partidos da Frente Popular do Acre, afirmamos absoluta disposição de seguirmos como força das mudanças do nosso Estado, buscando modificar sempre para melhor a vida de todas as pessoas do Acre.

Conscientes da responsabilidade que cabe aos partidos da FPA, consideramos muito saudável o debate existente em nossas legendas, o que prova o quanto a vida política desta aliança é vibrante e viva.

Reconhecemos no governador Tião Viana e no prefeito Raimundo Angelim lideranças legítimas e capazes de conduzir o debate na FPA para a escolha do melhor candidato a ser apresentado ao povo de Rio Branco.

Diante do exposto, os partidos da Frente Popular continuarão dialogando com o espírito de plena democracia e unidade para seguir em frente, pelo Acre e todo o nosso povo.

Rio Branco, outubro de 2011

PC do B, PV, PRP, PSDC, PTN, PSB, PDT, PR, PTB, PRB e PT"

Nenhum comentário:

Postar um comentário