sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Juventude Petista de Tarauacá

Juventude PT em Tarauacá





O debate sobre a juventude e o PT deve ir muito além da mera definição de táticas para atrair os jovens para o partido. É uma discussão que deve abordar, diferentemente, que tipo de relação o partido estabelece com os jovens nele filiados e como esta juventude deve ser compreendida.

O PT é um partido socialista, concebido como um ente político que formula e apresenta propostas para a sociedade. É um partido que opera na cultura política nacional uma disputa de hegemonia, entendida como meio democrático para a construção de um futuro socialista. Enfim, o PT é, na sua práxis política, um partido educador, mas com a clareza dialética de que o educador também é educado, como sugeriu Marx na sua terceira Tese sobre Feuerbach. A juventude, por sua vez, tem uma importância estratégica na construção de um partido popular e socialista como o PT, assim como tem e teve, historicamente, para os demais partidos revolucionários. Num comentário sobre a Revolução Russa, Trotsky disse o seguinte: “O bolchevismo, na ilegalidade, foi sempre o partido dos jovens operários. Os mencheviques apoiavam-se sobre os meios superiores e mais idosos da classe operária, não sem tirar disso um certo orgulho e olhar do alto os bolcheviques. Os acontecimentos mostraram impiedosamente o erro que cometiam: no momento decisivo a juventude arrastou os homens amadurecidos e até os velhos” (TROTSKY, L. “A Luta contra a juventude”. In: BRITTO, S. (org.). Sociologia da juventude IV: os movimentos juvenis. RJ: Zahar, 1968, p. 31).

No Brasil isso também não é diferente. Nos anos 60 os jovens eram a vanguarda das lutas sociais e, mesmo a partir do final da década de 70, quando os trabalhadores ascenderam ao cenário político nacional pelo Novo Sindicalismo, os jovens não deixaram de ser a presença mais marcante em grandes mobilizações como as campanhas pelas Diretas Já!, de Lula Presidente e do Fora Collor. No entanto, isto não pode autorizar, eticamente, qualquer partido a desenvolver uma política instrumental para a juventude. Na Revolução Russa, em seu famoso Discurso para a juventude, pronunciado no III Congresso da União das Juventudes Comunistas da Rússia (em 02.out.1920), Lênin falou o tempo todo sobre as tarefas da juventude no processo de defesa da revolução. Temas como a sexualidade, a afetividade, dentre outros, passaram à margem do discurso do grande revolucionário bolchevique.
Os velhos se apaziguam; os jovens se revoltam (independente da variável ideológica) porque sabem, ou sentem, como disse Wilhelm Reich, que têm o seu futuro à sua frente, enquanto os velhos o têm às suas costas.
PAULO DENISAR FRAGA



Professor da Unijuí, RS

Adriano Cacau, Gilberto Furtado e Raimundo de Lima - Jovens Guerreiros da Juventude PT em Visita a Comunidade do Perseverança.

Em Breve estaremos realizando em Parceria com a Juventude PT de Tarauacá curso para Formação Política; o que mostra a atenção especial e desejo de participação dos jovens por parte do Partido do Trabalhadores.
Você Jovem venha participar desse núcleo importante do Partido dos Trabalhadores em Tarauacá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário