segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Encontro Estadual da Juventude Petista.


O Encontro Estadual da Juventude do PT realizado neste sábado e domingo 29 e 30, na Chácara Stylo em Rio Branco contou com a presença de entorno de 600 jovens petistas cheios de energia e disposição para realizar um grande debate com a juventude Acriana apresentando os resultados de nosso projeto nacional para a juventude e a importância de sintonizar o Acre. O Encontro Estadual discutiu as diretrizes de programa de governo para a juventude acriana. Como linhas gerais a JPT encaminhou a necessidade de construir políticas integradas de educação e trabalho para a juventude garantindo condições para ampliar o nível de escolaridade entre a juventude e permitindo acessar o trabalho decente. Além disso, aplicar políticas para o desenvolvimento integral da juventude, a partir do seu território, que envolva saúde, cultural, lazer, moradia, etc. A JPT também indica em seu texto de diretrizes a necessidade do Governo Tião Viana criar uma instância institucional de juventude no governo para permitir a implementação de ações e a articulação destas políticas a partir do foco juventude. Para ter sucesso, a política de juventude precisa estar sob coordenação de um órgão que tenha peso político na gestão e coordenação das políticas, garantindo assim a transversalidade sobre o eixo estratégico de governo.

                          A presença do nosso pré-candidato Dr. Rodrigo Damasceno no encontro marcou um grande ato político com a presença do presidente do PT Léo de Brito, Deputado Federal Sibá Machado, Senador Jorge Viana, a cabeça pensante do PT Carioca e é claro o nosso bom velhinho CARLOS FÉLIX do PT de Tarauacá, representando a juventude de Tarauacá: Gilberto Furtado (Coordenação Geral), Charlles do Vale( Rural), Raimundo de Lima( Rural), Adriano Cacau(articulação), Luzia (Triângulo e Mulheres) e Sebastião (Indígena),  contamos com a presença de jovens petista de todos os municípios do Acre. Foi um grande ato onde todos selamos o compromisso com a juventude reafirmando as políticas nacionais implementadas pelo Governo Lula a partir de sua idealização.

Os dois mandatos do companheiro Presidente Lula abriram um novo período para a juventude brasileira. De uma época em que a juventude foi completamente excluída do processo de desenvolvimento da sociedade a partir das políticas neoliberais passamos a um tempo de desenvolvimento econômico e social com distribuição de renda e com inclusão geracional através das políticas públicas que criaram oportunidades para a juventude brasileira. Vivemos um momento em que a população jovem representa mais de 25% da população brasileira e, mesmo com todas as políticas públicas do Governo Lula, ainda é o segmento mais excluído da sociedade. Contribui pra isso a existência de governos neoliberais, como o Governo Yeda/Fogaca, que possui uma política contra a juventude que impede que este segmento seja incluído por falta de políticas públicas e espaços de participação. Falar em juventude em meio a disputa política de 2012, é considerar que temos um numero significativo de eleitores com idade abaixo de 29 anos e que, aqueles que tem hoje 16 anos, recordam pouco dos anos FHC.
Portanto, eleger Jasone e Rodrido, é estratégico para a juventude Tarauacaense. É a possibilidade que a juventude tem de continuar avançando e construir um projeto de desenvolvimento do nosso estado que integre as novas gerações e que inclua milhares de jovens que lutam cada dia por condições mínimas para construir suas vidas, garantindo plenas condições para a sociedade de amanhã.
A juventude deve ser pautada, além da disputa majoritária, de forma incisiva entre as candidaturas proporcionais, estimulando e valorizando as candidaturas jovens, bem como fazendo com que todos os candidatos e candidatas do PT façam o debate da juventude nesta disputa.
Por fim, será necessário fortalecer a juventude em meio a coordenação geral de campanha, bem como a coordenação de campanha específica de juventude, dialogando com uma estratégica clara de comunicação que atinja os anseios dos/as jovens tarauacaense.



Nenhum comentário:

Postar um comentário