terça-feira, 3 de abril de 2012

De olho na vaga antecipada, Vasco encara Alianza Lima em crise

Mesmo no Peru, time cruz-maltino entra em campo nesta terça com sonho de garantir classificação para as oitavas de final da Libertadores

Alecsandro no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)
Alecsandro é arma de ataque do Vasco no Peru
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial Vasco da Gama)
O Vasco sabe que precisa da máxima concentração quando entrar em campo para enfrentar o Alianza Lima, nesta terça-feira, na capital peruana, no Estádio Alejandro Villanueva, às 22h de Brasília (20h locais). Afinal, uma vitória fora de casa poderá significar a classificação antecipada para as oitavas de final da Libertadores. No entanto, terá pela frente um adversário em crise, que pode usar a situação para se motivar ou facilitar a tarefa vascaína mostrando abatimento.
Para garantir a vaga antecipada na segunda fase, o Vasco, além de vencer o Alianza, precisará torcer por uma vitória do Libertad sobre o Nacional em Assunção, em jogo que acontece nesta quarta, também pelo Grupo 5. O time cruz-maltino atualmente divide a primeira posição com os paraguaios, ambos com sete pontos. A equipe uruguaia tem seis, e os peruanos, três.
Mas a lanterna do grupo é, ao que parece, o menor dos problemas do Alianza. A equipe comandada por José Soto vive uma grave crise financeira, com sete meses de salários atrasados. Por conta de suas dívidas, já perdeu dois pontos no Campeonato Peruano e deve perder outros tantos em breve, correndo sério risco de ser rebaixado. Além disso, tem visto alguns de seus principais jogadores saírem. Entre eles o colombiano Montaño e Ramos, titulares na partida contra o Vasco em São Januário, pelo primeiro turno.
O argentino Saul Laverni apita a partida. Ele será auxiliado por Hernán Maidana e Ernesto Uziga, também da Argentina. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real.

header as escalações 2
Alianza: o técnico José Soto decidiu manter a equipe que perdeu por 1 a 0 o Nacional do Uruguai na semana passada. Ele não fez mistério e confirmou a equipe com Libman, Carmona, Ibañez, Ascues e Corrales; González, Quinteros, Bazan, Hurtado e Arroe; Fernández.
Vasco: Cristóvão Borges preferiu não revelar a escalação do time. A novidade é a volta de Diego Souza, que cumpriu suspensão na partida contra o Libertad e deve estar entre os titulares. O Vasco deve entrar em campo com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri; Romulo, Eduardo Costa (Nilton), Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Alianza: o atacante Charquero está machucado e não enfrenta o Vasco.
Vasco: Juninho Pernambucano, que realiza uma cirurgia dentária, é desfalque contra o Alianza. Os atacantes Carlos Tenorio (ruptura do tendão de Aquiles) e Kim (torção no joelho direito) também seguem fora.

header fique de olho 2
Alianza:
'clone' de Ibrahimovic, o atacante José Carlos Fernández atuou bem na derrota do Alianza em São Januário. Com bom posicionamento e faro de gol, promete levar perigo ao Vasco.
Vasco: recuperando a melhor forma após quatro meses parado por causa de uma fratura no pé esquerdo, Eder Luis começa novamente a se destacar pelo Vasco. O atacante pode ser peça importante para puxar os contra-ataques.
header o que eles disseram
José Soto, técnico do Alianza: "Temos levado nossos problemas para o campo, e isso não pode acontecer. Os jogadores querem a classificação, apesar de tudo. Espero que a torcida vá nos apoiar, gostaria de ver o estádio cheio."
Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "Num campeonato com tantas dificuldades, o time vai ficando mais forte e amadurecendo ao longo da competição. Nesta terça temos mais uma barreira, mas cada vez que ultrapassa um obstáculo, o Vasco vai ficando mais forte. Sabemos que será um confronto difícil, mas vejo o grupo preparado."

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Esta é a quarta vez que Alianza Lima e Vasco se enfrentam na história. Nas duas primeiras partidas, ambas válidas por amistosos e realizadas no Peru, o Vasco obteve uma vitória (6 a 1, no dia 30 de janeiro de 1960) e um empate (1 a 1, em 31 de março de 1954).
* O Alianza participa este ano pela 23ª vez da Taça Libertadores. Apesar de ter chegado às oitavas de final em 2010, sendo eliminado pelo Universidad de Chile, o time peruano não costuma passar da primeira fase.
* O Vasco costuma ter dificuldades atuando como visitante na Libertadores. Ao todo, foram 28 partidas fora de casa na competição, com seis vitórias, 12 empates e dez derrotas.
header último confronto v2


Vasco e Alianza se enfrentaram pela última vez no dia 6 de março, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Em São Januário, o Vasco fez um jogo cheio de erros, com direito a dois pênaltis desperdiçados por Alecsandro, mas conseguiu virar para cima do rival, venceu por 3 a 2 e somou os primeiros três pontos na competição internacional. Dedé e Juninho comandaram a equipe cruz-maltina. Os dois e Ramos (contra) marcaram para o Vasco. Walter Ibáñez e Jonathan Charquero fizeram os gols do Alianza, que teve Carmona expulso no segundo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário