quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Enchente: Sibá Machado pede isenção de pagamento para produtores atingidos

“Precisamos evitar que os produtores sejam prejudicados em função do não pagamento de suas dívidas, e temos que agir rápido, pois milhares de famílias, além de desalojadas, estão vendo suas produções desaparecerem junto às águas."
Deputado Sibá Machado, do Partido dos Trabalhadores
Deputado Sibá Machado, do Partido dos Trabalhadores

Nesta terça-feira (28), o deputado Sibá entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para solicitar apoio no sentido de isentar os produtores rurais e ribeirinhos atingidos pelas enchentes e que tiveram 100% de sua produção perdida.

Contraídas principalmente junto ao Banco do Brasil, entidade gerenciadora dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), seguramente essas dívidas não poderão ser honradas tendo em vista os enormes prejuízos sofridos pelos produtores.

“Precisamos evitar que os produtores sejam prejudicados em função do não pagamento de suas dívidas, e temos que agir rápido, pois milhares de famílias, além de desalojadas, estão vendo suas produções desaparecerem junto às águas, precisamos pensar saídas práticas e urgentes, disse Sibá, que ressaltou a parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado para ajudar nessa recuperação.

O MDA, a pedido do deputado, enviará um técnico para avaliar in loco os estragos produzidos pelas cheias. Estima-se que os produtores acumulam prejuízo de cerca de R$ 12,4 milhões com perdas totais nas lavouras de mandioca, banana, grãos e frutas. Outra proposta que o MDA colocará em discussão com os produtores, Prefeituras e associações, é a possibilidade de antecipação de entrega de máquinas, que poderiam ajudar sobremaneira os produtores, considerando que praticamente todos os ramais ficaram submersos e precisarão ser recuperados.

Uma reunião, pensada para realizar-se na próxima sexta-feira (02), com local ainda a ser definido, contará com a participação dos secretários de Agricultura da Prefeitura de Rio Branco e do Secretário de Produção do Governo do Acre, além da participação das Prefeituras e das associações de produtores de todos os municípios atingidos. O representante do MDA chegará ao Acre junto com o deputado Sibá, já na quinta –feira.

Embrapa

Ainda nesta terça-feira, o diretor da Embrapa Acre, Judson Valentim, sugeriu ao deputado Sibá que parte das emendas parlamentares destinadas para a Embrapa fossem direcionadas para os produtores rurais, sem prejuízo de outras culturas ou investimentos em outras áreas. Sibá, que alocou R$ 1.300,00, de suas emendas individuais para a Embrapa investir em transferência de tecnologia e cursos de capacitação para pequenos produtores, acatou prontamente a idéia, reforçando que o momento é delicado e a solidariedade deve falar mais alto.
“União de esforços é a palavra de ordem neste momento que é dramático para a produção do Acre, principalmente no que diz respeito à cultura de mandioca e banana”, disse Sibá. Ribeirinhos e pequenos produtores de banana, mandioca, abacaxi, produtores de leite poderão desta forma contar com o apoio da Embrapa no sentido de recuperar e ao mesmo tempo fortalecer futuras produções. “Até quarta-feira faremos um levantamento dos recursos alocados pelos parlamentares e fazemos questão de também somarmos esforços e dividirmos um pouco do montante com quem perdeu tudo”, afirmou Judson Valentim, diretor da Embrapa no Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário